5 razões pelas quais a madeira é a opção de mobília mais ecológica que existe



No século 21, enfrentamos uma onda de más notícias do mundo inteiro quando se trata de questões relacionadas ao meio ambiente.


Apesar de hoje nós sabermos mais sobre as fontes de nossos problemas ambientais do que antigamente, muitas vezes parece que não podemos nos antecipar às mudanças.


Essa é uma das razões pelas quais estamos tão entusiasmados com a mobília de madeira maciça. A madeira é boa porque é uma solução ecológica incrível para móveis de residências.


Há muitas razões para se entusiasmar com a madeira, então vamos analisá-la e examinar por que a madeira é o material de mobiliário mais sustentável e por que você deve escolher móveis de madeira maciça.


Neste artigo entrevistamos a empresária Cristiane, dona da imobiliária em ibiúna Criz Imoveis, que listou as 5 razões principais para se usar madeira na hora de escolher sua mobília.


1. A madeira é renovável


Em primeiro lugar, a madeira é a matéria-prima mais ecológica porque é renovável. Na verdade, a madeira é o único material de construção feito de sol, chuva e carbono do ar. É infinitamente renovável e isso é incrível quando você pensa sobre isso.


A madeira é uma matéria-prima que cresce e se reabastece a cada ano. Muita gente se pergunta se é ambiental para derrubar árvores. Felizmente, com colheita seletiva - em contraste com corte raso - não é um problema. Na verdade, é ótimo para a saúde da floresta.


E as árvores crescem em todos os lugares. Atualmente, a taxa de reflorestamento e crescimento de árvores em muitos lugares do mundo supera a colheita em 40%.


De fato, uma fonte de mídia afirma que, “Nos Estados Unidos, o desmatamento foi mais do que compensado pelo reflorestamento entre 1990 e 2010. O país acrescentou 7.687.000 hectares (18.995.000 acres) de terras florestadas durante esse período.”


Na Europa, as florestas são gerenciadas para apoiar a produção. Eles estão realmente se expandindo a uma taxa de 5.000 quilômetros quadrados / ano. Quando as árvores são seletivamente colhidas, novas árvores são plantadas em seu lugar. De fato, de 1990 a 2005, a Europa recriou florestas do tamanho da Grécia.


2. A madeira é boa para o clima





Os produtos de madeira são saudáveis ​​para o nosso clima e evitam as alterações climáticas, como mostra no vídeo acima. Primeiro, as árvores absorvem carbono ao longo da vida. Elas absorvem da atmosfera e armazenam em seus troncos enquanto crescem. Mas isso não termina aí.


Quando as árvores são transformadas em produtos de madeira, elas continuam a armazenar esse carbono. Ao usar móveis de madeira maciça, estamos impedindo a mudança climática e o efeito estufa.


Eventualmente, podemos recuperar a energia solar armazenada na madeira no final do ciclo de vida do produto, queimando madeira para energia. A reutilização de madeira para energia como essa é uma ótima maneira de substituir fontes de energia sujas, não renováveis ​​e emissoras de carbono, como carvão, petróleo e gás natural.


Em comparação com o petróleo, carvão e gás natural, a queima de madeira gera energia limpa e nenhum desperdício.


3. Madeira significa zero desperdício


Aqui está outra razão pela qual a madeira é tão boa do ponto de vista da sustentabilidade. Devido a melhorias na tecnologia nas últimas décadas, a fabricação de madeira tornou-se uma indústria de lixo zero. O que isso significa?


Produtos de todas as etapas do processo de produção podem ser reutilizados e reaproveitados. Quando a madeira é colhida, uma porcentagem dela é processada em madeira, parte dela é convertida em outros produtos de madeira, e ainda mais dela é recuperada para produção de energia. Mas nada disso é desperdiçado.


4. A madeira é durável e dura muito tempo


Em relação ao peso, a madeira é o material de construção mais forte do planeta. É extremamente resiliente e requer pouca manutenção (pense nas árvores!).


Ao contrário do laminado plástico, do laminado de madeira e de outras madeiras artificiais, a madeira pode ter múltiplas vidas úteis através do repintura. 


5. Versatilidade


Ao contrário de muitos outros materiais, a madeira fica bem em praticamente qualquer ambiente. Móveis de madeira podem ser parte de qualquer esquema de design, seja ele moderno ou rústico, e diferentes espécies se misturam com bom gosto dentro de um quarto ou casa.


E, claro, sua versatilidade se estende ao ar livre. Quando tratadas com óleos para resistir à exposição aos elementos, móveis feitos de madeira - como jarrah e pinho tratado - podem parecer maravilhosos no jardim ou em uma varanda.
Nós realmente queremos cortar árvores?


Muitas pessoas evitam a ideia de derrubar árvores. E por um bom motivo. Por muitos anos, a indústria madeireira foi mal regulada. O desmatamento desenfreado eliminou florestas inestimáveis ​​de crescimento antigo em todo o planeta.


Empresas madeireiras de corte raso também arrasaram florestas tropicais virgens, destruindo habitat e ecossistemas e contribuindo para um aumento acentuado na extinção de espécies. Na época, havia uma ignorância generalizada sobre o impacto ecológico devastador que isso causaria.


No início dos anos 90, isso começou a mudar. Entre outras coisas, grupos ambientalistas, cidadãos e consumidores começaram a fazer lobby e exigir supervisão e melhores práticas de exploração madeireira.


Desde aquela época, uma enorme quantidade de reflorestamento ocorreu. E agora, os rigorosos padrões de certificação de terceiros, asseguram o pedigree ambiental dos produtos de madeira.


No final, a madeira oferece mais e com pouco ou nenhum custo para o meio ambiente. Os produtos de madeira têm uma pegada geral mais leve.


Você está pronto para mobiliar sua residência com móveis duráveis ​​de madeira de qualidade e duradouros?
Artesanato em Madeira. All rights reserved. ©