8 Dicas e Truques para Trabalhar com Artesanato em Madeira

Madeiras Uniformes

Quando selecionar as madeiras para o seu projeto, verifique se há algum tipo de deformação na madeira. Para fazer este teste, você deve colocar a madeira no chão e verificar se há alguma curvatura na madeira; caso haja, descarte aquela peça e parta para a próxima.

Desgaste Vintage

Uma opção é lixar as bordas antes da pintura. Porém, um truque bacana é você lixar após a pintura, dando um aspecto vintage/desgastado ao projeto. Quanto mais você lixa após a pintura, mais vintage a peça se parece.

Tecnologia a seu Favor

Há alguns softwares em que você pode criar o desenho dos seus projetos diretamente no computador. Você pode utilizá-los e, então, imprimir o seu desenho, cortando-os com uma navalha de barbear para ter os moldes do seu projeto.

Como Lixar sem danificar

Ao lixar a madeira, opte por movimentos em 360 graus. Eis uma forma de garantir o bom polimento e não danificar a sua madeira com riscos indesejados.

Secagem da Pintura

Ao pintar, aguarde secar bem a primeira mão antes de dar a segunda mão. O tempo de secagem varia de tinta para tinta e geralmente você pode conseguir esta informação no rótulo da embalagem da sua tinta. Outros fatores que podem influencia a secagem é o clima e a umidade do local que você se encontra.

Limpando o pincel

Caso esteja trabalhando com várias cores, mantenha um copo de água (ou tiner, de acordo com a tinta utilizada) para lavar o pincel.

Utilizando Verniz

Ao finalizar com verniz, opte por aplicar mais de uma camada, dependendo do tipo de madeira. Por vezes, uma só camada não é suficiente para a camada de verniz fixar bem.
Personalizando
Uma técnica interessante de modelar desenhos em madeira é utilizar stencils. Mas você também pode desenhar sobre um papel de carbono para marcar o local a ser pintado.
Este artigo foi uma contribuição de André Henrique (https://suadecoracao.com).

Artesanato em Madeira. All rights reserved. ©